A ansiedade é uma reação natural do nosso organismo frente á situações de estresse, porém quando essas reações passam a trazer prejuízos a ponto de dificultar o dia a dia, ela já se tornou patológica e precisa ser tratada adequadamente.
O medo é um sentimento como qualquer outro, mas a ansiedade é um medo imaginário. Quando está ansiosa, a pessoa teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo e nesse momento, o cérebro entra em estado de alerta, provocando descarga de adrenalina e desencadeando sintomas como taquicardia, palpitação, tremor, sudorese, etc.
O medo excessivo pode levar a crise de pânico e dai surge o medo do medo, ou seja, o medo de ter outra crise de pânico. quanto mais a pessoa demora para buscar tratamento maiores são os prejuízos físicos e emocionais.
O transtorno bipolar é uma doença persistente, e ao longo da vida, a pessoa apresenta variação de humor, alternando episódios de depressão, euforia ou os dois juntos. Na fase da euforia há um aumento anormal de energia, tanto física quanto mental e na depressão há uma diminuição da energia vital.
Nos períodos de euforia ou mania, a pessoa fica mais sociável, mas também pode manifestar comportamentos de maior irritabilidade e agressividade. Nas fases depressivas, aparecem sintomas como tristeza persistente, ausência de prazer, de apetite, insônia, pensamentos de desesperança e pessimistas eu podem estar associados a sensação de baixa autoestima.
È uma doença de difícil diagnóstico e as pessoas que apresentam mais sintomas de mania e hipomania dificilmente buscam tratamento, pois o excesso de energia é confundido com energia vital.
O transtorno bipolar traz severos prejuízos a qualidade de vida e as pesquisas científicas demonstram uma pré disposição á doenças demenciais como o Alzheimer. O tratamento é feito através da associação de medicamento e psicoterapia
Pessoas acometidas pelo TEI, sentem muita dificuldade para controlar seus impulsos agressivos eu podem culminar em explosões de raiva, sempre muito desproporcionais quando comparados aos eventos que desencadearam tal reação. Decorrido algum tempo, essas pessoas apresentam sentimentos de culpa, vergonha, remorso ou tristeza.
O tratamento tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do indivíduo, diminuindo a frequência e a intensidade das crises e assim proporcionando alternativas para o gerenciamento da raiva e atitudes de descontrole, além de propiciar o autoconhecimento. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) + Hipnoterapia Cognitiva (ferramenta para trabalhar técnicas de relaxamento) é um tratamento desenvolvido e aperfeiçoado pela Psic. Vânia Calazans eu oferece excelentes resultados.
No tratamento do TEI a hipnoterapia tem se mostrado um recurso muito importante no que se refere aos sintomas da raiva e da ansiedade. Através dessa técnica, o paciente consegue relaxar profundamente, ressignificar pensamentos desadaptativos e desenvolver novas estratégias de enfrentamento para situações que são gatilhos para suas explosões de raiva.
IMPORTANTE: a hipnoterapia é utilizada apenas como um dos instrumentos do tratamento psicoterápico e só é utilizada com a permissão do paciente.
A Terapia Cognitivo Comportamental utiliza-se da Hipnoterapia Cognitiva com o objetivo de aliviar o sofrimento do paciente, através das técnicas de relaxamento e respiração. A Hipnoterapia Cognitiva apresenta excelentes resultados no alívio dos sintomas da ansiedade, no tratamento da depressão, da raiva e das fobias, e na ressignificação de memórias.
Durante o processo de hipnose, o paciente permanece totalmente consciente e atinge um estado de relaxamento profundo extremamente prazeroso através da hipermnésia (acesso às memórias de difícil acesso pela consciência).
Para que uma pessoa possa se beneficiar da hipnose é necessário que ela concorde com o uso da técnica e tenha confiança no psicoterapeuta. No estado hipnótico o paciente se mantém o tempo todo consciente, com controle e discernimento sobre seus atos, podendo, portanto, interromper o processo a qualquer instante.
IMPORTANTE: a hipnoterapia é utilizada apenas como um dos instrumentos do tratamento psicoterápico e só é utilizada com a permissão do paciente.
Para obter SUCESSO em uma DIETA de EMAGRECIMENTO é necessário preparo psicológico. Normalmente as pessoas negligenciam esse aspecto e com isso aumenta e muito a possibilidade de fracassarem. O objetivo desse tratamento é preparar a pessoa que deseja iniciar uma dieta para que obtenha SUCESSO. Esse programa de tratamento tem por finalidade resolver a maior de todas as dificuldades: modificar a maneira como o paciente se relaciona com a sua alimentação.
Utilização da Hipnoterapia associada a Terapia Cognitivo Comportamental
O tratamento baseado em hipnose associado a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) propõe, entre outras questões, uma reestruturação cognitiva (do pensamento) e emocional que resulta em uma mudança positiva e saudável na relação que o paciente estabelece com a alimentação.
É importante saber que a depressão é uma doença como qualquer outra e, portanto é necessário tratá-la. De nada adianta dizer a quem esta deprimido que a pessoa tem que reagir enfrentar o problema e se ajudar. Esses comentários só dificultam ainda mais a vida do indivíduo.
Depressão é diferente de tristeza. Sabe-se que o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo estado de humor é um aspecto fundamental nos casos de depressão. Além disso, existem muitos estudos que relacionam episódios estressantes ( perda de emprego, divórcio, luto, excesso de trabalho, conflitos emocionais, etc) e o início de um estado depressivo. Provavelmente esses eventos são o gatilho para um episódio de depressão nas pessoas mais vulneráveis à doença.
Existe muito interesse em se estudar o que leva uma pessoa a ser mais pré-disposta à depressão do que outras. Os estudos mostram que o fator genético é bastante relevante, assim como, o ambiente familiar durante a infância, pode também, influenciar na ocorrência de depressão.
2024 © Vânia Calazans | Todos os Direitos Reservados